Marco Araújo
Iniciou os estudos na Escola de Música da Banda Marcial de Gueifães, com o seu pai Augusto Araújo.
Ingressou no Conservatório de Música do Porto, na classe do Professor Avelino Ramos.
Licenciado em Música pela Escola Superior de Educação de Coimbra.
Diplomado com o “Curso de Direcção de Banda Sinfónica” pelo Istituto Superiore Europeo Bandistico – Institute of Music, em Trento-Itália. Nesta escola tem como professores, alguns dos nomes mais sonantes da música “bandistica” da Europa, tais como Jan Couber, Carlo Pirola, Gianni Caracristi, e os convidados Douglas Bostock, Jan Van der Roost, Félix Hauswirth, Jose Rafael Vilaplana ou Franco Cesarini.
Frequenta a Licenciatura em Direção de Orquestra de Sopros na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do maestro Alberto Roque.
Integrou alguns dos agrupamentos mais importantes do panorama musical em Portugal, tais como a Banda Sinfónica do Conservatório de Música do Porto, Banda de Música da Trofa, Banda Sinfónica Portuguesa, Banda Sinfónica do Exército, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, entre outras.
Trabalhou com vários maestros, tais como Kamen Goulminov, António Saiote, Francisco Ferreira, David Wyn Lloyd, Jan Cober, entre outros.
Frequentou os Cursos de Direcção orientados pelos maestros Jan Cober, Jose Rafael Villaplana, Eugene Corporon e Douglas Bostock promovidos pela Banda Sinfonica Portuguesa.
Frequenta o Curso de Direção da Sociedade Artística e Musical de Pousos, na Classe do Maestro e Professor Alberto Roque.
Foi o maestro-assistente da Banda de Famalicão.
Já dirigiu a Banda de Amarante, a Banda Sociale de Cavalesi, Banda Citadina di Salo, Banda Ejército Italiano, Grupo de Metais da Brigada de Intervenção, Grupo de Cãmara da Banda Sinfónica do Exército, Banda Militar do Porto, entre outras.
Pertence a um conjunto de jovens maestros que buscam uma formação sólida, com bases bem definidas, com maestros e professores de craveira internacional.
Assume desde Outubro de 2012 a direcção artística da Banda de Música de São Martinho de Campo – Valongo.